Hornbostel-Sachs





Hornbostel-Sachs  é um sistema de classificação dos instrumentos musicais criado por Erich von Hornbostel e Curt Sachs e publicado pela primeira vez no Zeitschrift für Musik (que era uma revista de música com primeiras divulgações pelos anos 1833 a 1834 ) em 1914. Uma versão revisada e em inglês foi publicada no Galpin Society Journal em 1961. Embora tenha sofrido muitas críticas, é o método mais utilizado por profissionais de etnomusicologia e organologia para classificar instrumentos musicais.




O problema das classificações tradicionais que dividem os instrumentos em sopros, cordas e percussão é a diversidade de critérios.


No primeiro caso é a força produtora de som (ou estímulo) que é utilizada.


No segundo, o elemento vibrante e no terceiro, o método utilizado para produzir o som.


Segundo Curt Sachs, este método seria tão lógico como "dividir os americanos em californianos, banqueiros e católicos".


A estrutura sistemica nos níveis superiores  divide-se em:


Idiofones: O som é produzido primariamente pela vibração do corpo do instrumento ou por alguma de suas partes, mas esta vibração deve-se à própria elasticidade do material, sem necessidade de nenhuma tensão adicional nem de cordas, membranas ou colunas de ar. Geralmente instrumentos de percução.





Membranofones:  Os sons são produzidos primariamente pela vibração de uma membrana estendida e tensionada. Este grupo inclui todos os tambores e os kazoos.



Cordofones: O som é produzido principalmente pela vibração de uma ou mais cordas tensionadas. Este grupo inclui todos os instrumentos normalmente chamados de instrumentos de cordas



Aerofones: O som é produzido principalmente pela vibração do ar ou pela sua passagem através de arestas ou palhetas. O instrumento, por si só não vibra, nem há membranas ou cordas vibrantes. Geralmente representado por instrumentos de sopro.



Aos aerofones de metal pertencem o trompete, a trompa, o trombone de varas e a tuba.



Os eletrofones são instrumentos em que o som é produzido por meios eletrônicos, como um teremim ou sintetizadores. não existem no sistema Hornbostel-Sachs. Alguns instrumentos podem possuir outras fontes geradoras de som, como a água. Alguns organologistas consideram a inclusão da categoria hidrofones.

Não deixe de Assistir "The Last of the Mohicans theme"



organologia
1.  estudo, tratado, conhecimento dos órgãos ou de seres organizados.
2. parte da musicologia que trata da classificação dos instrumentos.


etnomusicologia
1. estudo das formas e atividades musicológicas de todas as culturas.
2. parte da musicologia que estuda as músicas (utilização dos sons) de tradição oral.


Fonte: Wikipédia

0 comentários :